Capela do Colégio Stela Maris – Taguatinga – DF

A capela do colégio dirigido pelos padres claretianos na cidade de Taguatinga no Distrito Federal passou por uma importante reforma e diante das novas necessidades o projeto contemplou com trabalhos de arte sacra.

                     Ao centro do espaço se criou um detalhe rebaixado em gesso no teto (sanca) para conter iluminação embutida e nos extremos em cada parede (frente e fundo) se formou painéis onde na frente se colocou o novo sacrário embutido e no fundo próximo da porta de entrada o ícone de Santo Antonio Maria Claret o fundador da congregação dos Missionários Claretianos.

                     Ao lado esquerdo de quem entra há uma pequena sacristia e para haver uma integração e ao mesmo tempo separação de ambientes se criou um painel também de gesso onde recebeu o Ícone do Imaculado Coração de Maria, a padroeira principal da Congregação.

                  A iconografia do Imaculado Coração de Maria revela a ternura da Mãe de Jesus que estando de pé aguarda os filhos e filhas que a ela recorrem com suas aflições. O coração como sede das decisões profundas assinala com sua mão direita segurando-o que sua maternidade é aconchego no mesmo colo que aconchegou o próprio Filho Jesus.

                Neste ícone Maria veste túnica azul uma cor que na antiguidade se associava à divindade na arte bizantina de forma não diferente se refere ao mistério de Deus, assim Maria é agraciada por dom divino a ser a Mãe do Filho Jesus.

                Sem sombra de dúvida ela não gera o ser divino do Verbo (Jesus Cristo) conservando sua humanidade ela se torna Mãe, por isso o seu manto é vermelho, a cor do amor, a cor do sangue que denota sua humanidade.

                 O ícone de Santo Antonio Maria Claret com seus braços abertos acolhe a todos os que entram para se colocarem em oração junto a Cristo, assim continua expressando pela arte o grande zelo missionário em conduzir o maior número possível e por todos os meios as pessoas para Deus.

                  A cor púrpura própria dos prelados (bispos) designa a função ministerial própria que advém do sacerdócio real de Cristo.

                   Trabalho realizado em acrílica sobre telas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *