Um grande projeto para uma casa de abrigo, cuidado, reabilitação a idosos mantida pelos Padres Claretianos na cidade de Batatais.
Atendendo ao convite para uma arte na capela e no hall de entrada da clínica é que prontamente desenvolvi pensando na função que esta casa desenvolve junto aos idosos.
Para a capela logo ao entrar se visualiza a arte central com destaque ao busto do ícone de Cristo acima do sacrário, uma cruz em madeira a partir deste ícone formam quatro quadrantes onde uma árvore se desenvolve desde a base da cena até o topo com seus galhos atingindo os quatro quadros.
A razão do crer (fé) está em Jesus Cristo, sacramento de Deus no meio de nós a Ele como centro devem dirigir nossas vidas e nossas preces.
Ele é a Palavra pela qual tudo foi feito e nela está a vida (Árvore da vida – Cruz). O próprio Cristo assumiu nossa humanidade e habitou junto de nós, nasceu, viveu e morreu dando-nos o dom da ressurreição, o dom do viver em Deus.
As estações do ano (quatro quadros) expressam e proporcionam as riquezas para o nosso viver, nascemos (primavera), realizamos (verão) amadurecemos (outono) e morremos (inverno) para estarmos definitivamente com nosso Salvador.
Em cada etapa é possível perceber o dom da vida e agradecê-lo e sempre produzir frutos.
Deus nos concede em vida vislumbrar a salvação dada em Jesus Cristo, há inúmeras oportunidades para tal e isto pode acontecer em qualquer fase da vida.
No evangelho de Lucas 2, 20-39 Simeão e Ana (idosos) esperaram e chegaram a ver o Salvador e o acolheram e estes representam a todos que esperam a salvação e libertação.
No piso uma linha curvilínea denota a vida em movimento com seus percalços e desafios, mas que se direciona para o sagrado, Deus.
Uma grande explosão de luz e cores se dá pelo lado direito de quem entra com um vitral onde se vê o grande sol (Jesus Cristo) fonte de vida e calor e a natureza representada por vegetal, água, animais e aves. Como se destina a casa ao cuidado da vida a frase acima ilustra tal finalidade: “A todos vida eternamente”.
- Ao fundo ao sair do lado esquerdo estão duas cruzes com suporte em metal e mosaico contendo uma o óleo para unção dos enfermos por se tratar de uma casa com idosos e enfermos e a outra água benta para a persignação dos que lá entram para rezar.
- Ao entrar pelo hall de recepção lugar de passagem por acesso em rampa se fixa um grande quadro em madeira contendo a cena do livro de Gênesis 18, 1-16.
A cena se passa na casa (tenda) de Abraão e Sara (idosos), no calor escaldante junto ao Carvalho de Mambré Abraão recebe a visita do próprio Deus (três homens) aceno da Trindade.
Abraão e Sara prontamente lhes dão acolhida preparando um banquete, fruto desta acolhida o dom da vida é oferecido prometendo descendência a Sara e Abraão no ano seguinte.
A casa de Abraão e Sara se enche de vida com a acolhida a Deus na pessoa dos três homens. O sopro divino (pássaros) pousa na casa de Abraão e Sara e um rebento é anunciado (ramo de oliveira) este toca o ventre de Sara, as bênçãos de Deus (flores) caem e germinam na tenda e a luz ilumina a casa de Sara e Abraão.
Toda acolhida é abertura ao divino e promessa de vida, nas mais corriqueiras situações e nos mais frágeis deste mundo Deus está presente esperando acolhimento.
Trabalho realizado em acrílica sobre reboco, vitral e acrílica sobre madeira.





