Igreja de Nossa Senhora Aparecida – Iracemápolis – SP

Considero ser o segundo trabalho em grandeza de medidas apresentado em uma parede com 15 m de altura aproximadamente em formato côncavo ao fundo do presbitério.

                   O motivo se desenvolve em cima do Pantocrator como figura central sustentando o livro do Evangelho com a auto revelação de Jesus: “Ego sum veritas via et vita” (Eu sou o caminho a verdade e a vida).

                    Todo o universo é criado e conduzido à redenção pelo Filho Jesus, ilustra este mistério o versículo que se inscreve ao redor do círculo que contem o Pantocrator: “Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam”.( Sl 24(23), 1).

                   Todas as comunidades que professam a fé e celebram o mistério de Cristo se iluminam com a força do Espírito e recebem proteção do alto, assim as sete chamas e sete lâmpadas ao redor de Cristo.

                  Por detrás da figura de Cristo se ergue a árvore da vida (Cristo) que alimenta todos os seres com sua Encarnação, Morte e Ressurreição e o louvor e dado do nascer ao por do sol, desta forma se inscreve nos cantos superiores a lua e a estrelas e o sol.

                Abaixo de Cristo se delineiam  aspectos locais como a silhueta da cidade com a matriz central de Jesus Crucificado, a lavoura de cana e laranja e a abundância de água e peixes.

Mais recentemente em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba do sul a paróquia que a tem como padroeira decidiu confeccionar um local comemorativo para tal solene data.

         Aproveitando a ideia da localização da imagem na Basílica Nacional opostamente ao altar junto a uma das entradas assim se deu, para criar uma divisão física entre o átrio e o corpo da igreja um projeto de portal-vitral contendo ao centro o nicho giratório para abrigar a imagem da padroeira.

        De forma que o povo ao chegar se depara com a imagem recebendo a todos e ao começar a celebração a imagem se volta para o altar e se coloca em unidade com todos para o momento celebrativo.

       O grande portal se inspira no livro do apocalipse 12, 1-6. Onde o nicho com a imagem se fixa dentro de um grande sol

       Ao redor as doze estrelas e a lua que esta na base da imagem dentro do nicho.

Trabalho em acrílica sobre reboco.

E Vitral pela empresa D`Falco Vitrais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *