Uma igreja que passou por uma acentuada reforma agora apresenta em seu interior um programa iconográfico condizente com o testemunho e ação do grande precursor e profeta João Batista.
Ao fundo do presbitério apresenta-se a narrativa do batismo do Senhor onde a cena é dividida por uma grande faixa em tons azuis que brota dos altos céus, do mistério de Deus, e na plenitude dos tempos Deus enviou seu Filho, da noite na história humana desce a luz da vida em Cristo, desta forma o versículo em Marcos: “Então o céu se abriu” (Mc. 3,16) manifesta tal mistério.
O batismo do Senhor é o momento inaugural de sua missão em proclamar a Boa Nova (Evangelho) a todos.
É obra do Pai (mão) dar-nos o Filho e redimir o universo e na ação do Santo Espírito (pomba) o ungiu para ser o sumo e eterno sacerdote entre nós e o Pai.
Nas águas do Jordão (faixa que desce e forma o rio caudaloso e ocupa toda cena) Cristo entrou sendo solidário aos que buscavam o batismo de conversão em João Batista.
É o profeta e precursor que dá o testemunho e aponta o Cordeiro de Deus, diante de sua “insignificância” o versículo mostra sua humildade: “Que ele cresça e que eu diminua”. (Jo. 3,30).
Em cores térreas a cena lembra o calor escaldante do deserto, mas a vida de Deus lança fundamentos para a travessia do deserto (vida) infunde, pois Deus nos que recebem o batismo em Cristo as três virtudes teologais Fé, Esperança e Caridade a simbologia das três aves denotam estas virtudes para todos os cristãos.
Na parede frontal à entrada do presbitério uma grande arcada recorda uma grande porta e esta motivou a apresentar o ícone do bom Pastor em unidade com a cena do batismo.
Um dos salmos prescrito no ritual do batismo é o salmo 23(22) que reza o bom pastor; mergulhados em Cristo pelo batismo ele se torna o verdadeiro Pastor a conduzir à vida e ele se apresenta como a porta de entrada a esta vida: “Eu sou a porta das ovelhas”. (Jo. 10,7).
A capela do Santíssimo também passou por uma remodelação como se vê pelo novo sacrário e o revestimento em pastilhas em tom bronze.
Trabalho em acrílica sobre reboco.



