Igreja de São Judas Tadeu – Descalvado – SP

Ao testemunho do mártir São Judas que derramou o sangue por Jesus Cristo, no presbitério desta igreja se apresenta esta arte em que Cristo se assenta como o Pantocrátor trazendo o ensinamento que ilumina o caminhar de todo discipulado como iluminou a vida do apóstolo São Judas.

               As comunidades de ontem e de hoje (sete lâmpadas) se reúnem para celebrar o mistério Pascal e anuncia-lo na vida. Na fidelidade a Cristo recebem amparo e proteção (sete estrelas).

              Em cada lado postam dois seres que se assentam para o aprendizado ao mesmo tempo em que dispensam respeito e reverência pelo senhor.

Logo ao entrar no presbitério duas faixas em vermelho emolduram toda a cena ao fundo; à esquerda de quem olha se lê: “Edificai-vos na fé” (Jd 17,20b) tirado da própria Carta de São Judas. Assim fica próximo da imagem do padroeiro recordando esta necessidade de crescer sempre mais na fé.

Do lado oposto junto à fonte batismal se lê: “Uma fé um batismo” (Ef 4,5).

A capela do Santíssimo ao lado esquerdo de quem olha o Pantocrátor apresenta na parede de frente de quem entra a narrativa de Jesus e a Samaritana.

   Entre Jesus e a Samaritana está o poço e do alto em direção a ele jorra do alto a água viva (Espírito Santo) que Jesus oferece à Samaritana expressa esse dom de Deus o azul e o dourado em formas ondulares pendentes.

                    O versículo não na íntegra inscrito junto á arte é tirado do próprio evangelho que narra esse encontro maravilhoso: “Água que jorra para a vida eterna” (Jo 4,14).

                      Trabalho em acrílica sobre reboco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *