Este título a Maria é oriundo da Itália, em Magreglio na província de Como, região da Lombardia se encontra uma pequena igreja em uma colina onde se venera a Madonna del Ghisallo.
Esta devoção remonta uma lendária aparição de Maria ao conde Medieval Ghisallo, quando perseguido e correndo risco de ser atacado por bandidos viu uma imagem da Virgem Maria em um santuário onde correu e entrou para se refugiar.
A aparição tornou-se conhecida e propagada como Madonna del Guisallo tornando-se um local de romaria para os viajantes.
Padre Ermelindo Viganó, um padre do local propôs que a Madonna del Ghisallo fosse declarada a padroeira dos ciclistas, sendo em 1949 assim consagrada oficialmente pelo Papa Pio XII.
Aqui em Cascalho, município de Cordeirópolis, “pedacinho da Itália”, colocamos neste marco esta devoção à Madonna del Ghisallo, padroeira dos ciclistas, esta imagem não corresponde à imagem que se encontra na igreja na colina de Magreglio na Itália, mas é uma arte em estilo iconográfico desenvolvida para este local revelando, pois, a mesma devoção a Maria como patrona dos ciclistas.
Em referência à Madonna na Itália as cores verde, branco e vermelho se encontram nas vestimentas de Maria e do Menino. O Menino Jesus confortavelmente é acolhido e amparado pelas mãos da mãe e ele tem em suas mãos uma bicicleta como um brinquedo a se alegrar, ao mesmo tempo em que segurando este brinquedo com a mão direita concede proteção aos ciclistas e pede proteção a eles à Mãe, com a mão esquerda a ela dirigida.
Como adornos nas túnicas de Maria e do Menino estão os elos da corrente, e os halos de luz (auréolas) são formados pelas coroas de bicicletas.
Este marco contendo a imagem da Virgem de Ghisallo seja aqui um sinal de devoção a todos que a ela olharem e rezarem recebendo proteção, benção nas atividades ciclísticas ou em quaisquer outras atividades feitas com reta intenção e bons propósitos.


